LEIS PELO MUNDO: ABERTURA DO CANAL NA CRISE ATUAL

Leis pelo Mundo: canal aberto para informações nesse momento de crise
Brasil Brasil no mundo Internacional Legislação para viajantesDeixe um comentário on LEIS PELO MUNDO: ABERTURA DO CANAL NA CRISE ATUAL

LEIS PELO MUNDO: ABERTURA DO CANAL NA CRISE ATUAL

Leis pelo Mundo e a globalização

LEIS PELO MUNDO: ABERTURA DO CANAL NA CRISE ATUAL. Desde 2 de dezembro o Leis pelo Mundo está no ar e eu escrevendo sobre o Direito, leis, normas pelo mundo.  O objetivo é trazer informações acessíveis a todos, não somente aos operadores do Direito.
Assim, em muitos textos eu inicio o meu pensamento falando sobre como a globalização, a intensificação das relações entre os países têm interferido também na regulamentação, na maneira em que o Direito atua. 
Nesse sentido, eu acho interessante ver como as legislações se tornaram parecidas, mesmo com línguas e costumes diferenciados. Inclusive, como as pesquisas, discussões ocorrem concomitantemente nos quatro cantos do mundo.
Na verdade, sabemos que as necessidades sociais, por causa do sistema global vigente, tem sido muito parecidas.
Enfim, tem sido incrível trabalhar nesse contexto. Mas por que refletir sobre esse tema na atual situação?

Leis pelo Mundo e a crise global atual

Certamente, não imaginávamos que isso poderia acontecer mundo afora. No Direito, quando estudamos termos como caso fortuito e força maior, fatos imprevisíveis que alteram o curso de inúmeros institutos como por exemplo, contratos, não havia um exemplo de uma crise mundial de tamanha proporção como essa.
Diante das circunstâncias atuais, ao combate ao Covid-19 que enfrentamos, me deparo com a necessidade de abordar como tem sido o tratamento dessa pandemia em diversos países.
Para acompanhar dados oficiais clique aqui, na página oficial da Organização Mundial de Saúde.
O que se iniciou na China e, se expandiu para outros países, está devastando a Itália e já chegando aos Estados Unidos e ao Brasil poderia ter sido de maneira inversa, a ordem dos fatores atualmente não altera o resultado. 
Claro está que estamos todos unidos, ainda que continue existindo muita resistência e preconceito. 

It’s a small world after all

Gosto muito da frase usada pela Disneyland como tema em seus parques de diversão:

There is just one moon And one golden sun
And a smile means
Friendship to ev’ryone
Though the mountains divide
And the oceans are wide
It’s a small, small world
It’s a world of laughter
A world of tears
It’s a world of hopes
And a world of fears
There’s so much that we share
That it’s time we’re aware
It’s a small world after all”

Richard M. Sherman / Robert B. Sherman

Em tradução livre a música diz que é um mundo de riso, lágrimas, esperança, medos. Há muita coisa para compartilharmos, é hora de estarmos cientes. Nesse mundo há apenas uma lua e um sol, um sorriso significa amizade para todos, embora as montanhas dividam, e os oceanos sejam largos, afinal de contas é um mundo pequeno!
A mensagem serve muito para o que estamos vivendo.
Mas também é sempre bom lembrar que condutas de discriminação, preconceito, são crimes. Ademais, propagar uma doença ou descumprir ordens também.

Leia também VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Função social dos cidadãos do mundo

É muito difícil enfrentar essa situação e não demonstrar compaixão, afeto por todos os que estão passando por esse desastre.
Claro que há muita especulação sobre o tema.  Há muita comoção popular, revolta, críticas, piadas, mas certamente, muito medo.
Dessa maneira, prefiro enxergar algo positivo de tudo o que vem acontecendo. 
Principalmente, apoiar os profissionais de linha de frente ao combate ao vírus. Sejam da área da saúde, do governo ou cientistas. Que possamos nos unir para que encontre a solução, a cura.
Além disso, seguir as determinações da forma correta, assim como todos os procedimentos necessários é essencial.  A cooperação, prevenção é papel de todos nós cidadãos do mundo.
Ainda não sabemos sobre o futuro, o que nos aguarda. Apesar disso, cabe a cada um de nós tentar. 

Leis pelo Mundo: Abertura do Canal na crise atual

Por fim, sabemos que devemos enfrentar também uma grande crise econômica mundial.  Por isso, a necessidade de atuação conjunta. Para que isso aconteça precisamos estar em sintonia com o bem e, propagação do mesmo. 
Assim, unidos, mantendo boas relações e sobretudo com o intuito de ajuda mútua para que se restabeleça novamente a ordem e paz social.
Concluo com a abertura do Leis pelo Mundo como um canal positivo na crise atual.  A minha pequena contribuição de propagação do bem. O que puder ajudar estarei por aqui para que haja comunicação de informações seguras, regras de condutas e maneiras de ajuda a todos.
Se quiser enviar dados, informações relevantes, questionamentos, pode ser feito por meio das redes sociais ou pela página oficial.
Obrigada sempre pelo apoio.  Seguimos unidos pelo bem de todos, por que afinal é um mundo pequeno.

Olá! Para quem ainda não me conhece, eu sou a Raquel. Sou formada em direito e, desde pequena, vivo me mudando. Primeiro, pelo trabalho do meu pai. Nasci numa cidade diferente de toda a minha família. Depois me mudei para São Paulo, onde estudei, me formei em Direito, advoguei, terminei meu mestrado e também me casei. Juntos eu eu o meu marido embarcamos numa grande aventura. Tivemos nossos três filhos e nos mudamos de cidade e país algumas vezes. Lecionando descobri que o Direito fica muito mais interessante quando é compartilhado com pessoas interessadas. Assim, criei esse novo projeto para seguir estudando, pesquisando, compartilhando ideias e leis com vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o topo
Translate »