ENTENDENDO O DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO PELO MUNDO

ENTENDENDO O DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO PELO MUNDO
Constitucional Internacional Ramos do direitoDeixe um comentário on ENTENDENDO O DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO PELO MUNDO

ENTENDENDO O DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO PELO MUNDO

Embora muitos direitos sociais e fundamentais tenham sido conquistados por todos, atualmente ainda há muito a se perseguir diante das grandes desigualdades mundo afora. Desde o final do século XVIII já havia a necessidade de regulamentação das leis trabalhistas, por isso, alguns marcos históricos são importantes. Assim, nesse texto, Entendendo o Dia Internacional do Trabalho pelo Mundo, trago alguns deles.
Inicialmente, a Revolução Industrial foi uma grande mudança, na economia e vida da sociedade global. Aliás, a mudança da produção manual para a de máquinas acelorou muitos processos tendo resultados mais significativos. Contudo, o trabalho humano teve uma subvalorização.
Mas não é só isso.

Revolução Industrial – grande marco social

Além da subvalorização do trabalho humano, a Revolução Industrial também foi acompanhada por baixos salários, altas jornadas de trabalho, falta de regulamentação de férias, descanso e muitos outros direitos do trabalhador.
Nesse sentido, os trabalhadores começaram a se organizar requisitando a regulamentação dos direitos citados e muitos outros. Esse período é marcado pelo desenvolvimento desencadeado pela eletricidade, petróleo, urbanização e grande crescimento das cidades.
Posteriormente, no final do século XIX, início do século XX nota-se outro grande movimento social conhecido por ter sido a segunda Revolução Industrial.
Com o aperfeiçoamento da tecnologia e dos processos, a sociedade vivenciou o crescimento do lucro e das atividades industriais. No entanto, as superpopulações das cidades, o desemprego e o trânsito ficam caracterizados como grandes problemas.

Terceira Revolução Industrial

Certamente, foi no século XX que as mudanças começaram a ocorrer de forma mais acelerada. O período pós Guerra trouxe inúmeras mudanças pelo mundo todo. O início da materialização dos Direitos Humanos foi um avanço de suma relevância.
Dessa maneira, o avanço científico e tecnológico foram muito acentuados.
Ademais, a globalização e a circulação de pessoas, bens, serviços e de informações passaram a fazer parte da realidade de todos. Os avanços da medicina e atuação das pessoas com o meio ambiente são marcantes nesse período.
Há quem diga que estamos na fase de uma possível quarta Revolução Industrial em que, integra-se ao contexto a inteligência artificial.

Entendendo o Dia Internacional do Trabalho pelo Mundo – origem dos direitos sociais

Conforme os fatos narrados, no final do século XIX, quando as condições de trabalho eram muito precárias e, com poucos direitos assegurados aos trabalhadores, as mobilizações sociais se iniciaram.
Assim, ocorreram inúmeras greves gerais e muitas paralizações de trabalho, especialmente na cidade americana de Chicago.
Dentre muitas requisições, em 1882, nos Estados Unidos, buscava-se celebrar o Dia do Trabalho em setembro.
Entretanto, 1º maio ficou estabelecido como data para se coordenar as manifestações em busca de melhores condições de trabalho. No dia 4 de maio de 1886 um desconhecio arremessou um explosivo na polícia que, em resposta atirou nos trabalhadores grevistas.
Como resultado muitos feridos e mortos e, posteriormente, a execução dos líderes dos movimentos que, foram mortos por enforcamento.

Oficialização da Data

Concomitantemente, em Paris, todo dia 1º de maio ficou marcado como data para organizar e lutar pelos direitos trabalhistas. Em uma dessas datas também houve o confronto de trabalhadores manifestantes com a polícia que acabou levando a morte de mais pessoas.
A data ficou marcada pela reinvindicações laborais e muitos países a adotaram como feriado nacional como a França, Portugal, Rússia. No Brasil, desde 1925 1º de maio é feriado nacional.
Nos Estados Unidos e Canadá a data é celebrada na primeira segunda feira do mês de setembro.

Entendendo o Dia Internacional do Trabalho pelo Mundo – breves conclusões

O Dia Internacional do Trabalho é um feriado esperado por muita gente pelo mundo afora. Dia de descanso, manifestações, celebrações de classe, etc.
No entanto, relembrando-se das necessidades sociais que já foram conquistadas como a jornada de trabalho de 8 horas, descanso semanal, férias, direito de greve, dentre inúmeras outras, há novas necessidades sociais e direitos a serem protegidos.
A realidade atual demonstra que ainda há diferença salarial para atividades equiparadas entre pessoas de diferente gênero e raça.
Discute-se a diminuição do trabalho das pessoas pela inteligência artificial e como ficará o futuro das profissões. Com a intensificação do uso da internet e dos meios eletrônicos surgiu a possibilidade do trabalho remoto, o home office.
Por fim, os novos caminhos deverão ser trilhados com o respaldo do Direito que deve se adaptar ao novo contexto, bem como, da atuação da sociedade.
Veremos como serão as novas mudanças.

Leia também:
DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR: ATUALIZAÇÕES.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
MALVINAS OU FALKLANDS: A GRANDE DISPUTA ENTRE O REINO UNIDO E ARGENTINA.

Olá! Para quem ainda não me conhece, eu sou a Raquel. Sou formada em direito e, desde pequena, vivo me mudando. Primeiro, pelo trabalho do meu pai. Nasci numa cidade diferente de toda a minha família. Depois me mudei para São Paulo, onde estudei, me formei em Direito, advoguei, terminei meu mestrado e também me casei. Juntos eu eu o meu marido embarcamos numa grande aventura. Tivemos nossos três filhos e nos mudamos de cidade e país algumas vezes. Lecionando descobri que o Direito fica muito mais interessante quando é compartilhado com pessoas interessadas. Assim, criei esse novo projeto para seguir estudando, pesquisando, compartilhando ideias e leis com vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o topo
Translate »