Você conhece as regras da FIV? Certamente a infertilidade ou a dificuldade para se ter um filho é um problema muito mais comum do que parece. Entretanto, ainda existem barreiras para se falar sobre o tema. Há pessoas que preferem enfrentar a dificuldade sozinha, outras sentem o preconceito e muitas desconhecem caminhos para encontrar ajuda.
As causas da infertilidade ou da não possibilidade de engravidar são muitas. De qualquer forma, seja por motivos físicos, seja pela união homoafetiva ocorre com muitas famílias.
Em princípio, a adoção pode ser uma solução. No entanto, nem sempre é a escolha da família. Por isso, com o auxílio da ciência surgiram várias técnicas. Claro que, nesse processo há que se considerar o custo financeiros e os desgastes psicológico e físico.
Possibilidades médicas
Um dos métodos mais utilizados pela ciência e medicina é a reprodução assistida. Assim, uma das técnicas da reprodução assistida é a FIV – fertilização in vitro. Nesse sentido, ela consiste em coletar óvulos diretamente dos ovários de uma mulher e fertilizá-los com sêmen em laboratório.
Portanto, há a fertilização e a formação de embriões que, posteriormente, serão transferidos para o útero de uma mulher. O conceito de família é ampliado.
Desse modo, há casais homoafetivos ou heterossexuais que podem utilizar esse procedimento.
Regras e questionamentos
Entretanto, surgem dúvidas sobre o procedimento. Por exemplo, é possível o uso de barriga solidária? Pode-se utilizar material genético de terceiros? A cobrança por doação de material genético é possível? Quantos embriões podem ser implantados no útero? Pode ser descartado o material excedente?
São questões éticas e normativas. Regras e leis importantes.
No Brasil não há uma lei específica sobre o tema. Atualmente, a Resolução nº 2294/2021 do Conselho Regional de Medicina estipula as normas e procedimentos.
Dados importantes
Conforme a Resolução, o limite de idade para a realização de uma reprodução assistida é de 50 anos. Em casos específicos, judicialmente pode ser alterado o limite. Outro limite é o de embriões formados, 8. Um pouco mais complexa é a regra para implantação dos embriões.
Dessa maneira, mulheres até trinta e sete anos de idade podem ter dois embriões implantados. Enquanto isso, mulheres acima dos trinta e sete anos o número passa a três.
Além disso, a proibição é clara: no caso de resultar em gestações múltiplas não é possível a redução embrionária.
Você conhece as regras da FIV – material genético
Quanto à doação de material genético também há um limite de idade, 45 para homens e 37 para mulheres. Em hipótese alguma pode ter caráter comercial ou lucrativo. Ademais, o sigilo dos doadores é fundamental.
Nem todos os países compartilham das mesmas regras. Aliás, vale a pena obervar algumas diferenças pelo mundo.
Outras possibilidades
Em relação aos embriões excedentes, no momento da realização da FIV deverá ser determinado o destino para casos de morte ou fim do relacionamento.
É possível a realização da fertilização post mortem.
Quanto ao descarte dos embriões há necessidade de autorização judicial.
FIV pelo Mundo
Países como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido permitem que as doações de material genético remuneradas. Essa regra vale também para a barriga solidária. Em outra oportunidade tratei sobre o tema, clica aqui para ler.
Alguns países como Dinamarca custeiam o tratamento. No Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, a doação e adoção de embriões é possível. Por esse e outros motivos esse Estado está no cenário internacional.
Muitas pessoas procuram clínicas por lá.
Você conhece as regras da FIV – breves conclusões
Em suma, a ciência e novas tecnologias ajudam. Muitas famílias se beneficam com elas. O sucesso e o nascimento de filhos por meio da FIV cresce a cada dia.
Mesmo assim, as regras são necessárias. Não há indíces seguros de sucesso. Vale lembrar também os riscos. Gestações múltiplas, custos altos a não gravidez podem levar a frustração.
Profissionais capacitados e clínicas seguras são importantes. Assim, previne-se a atuação sem ética.
Em contrapartida, o sucesso realiza o sonho tão esperado.
