VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO DIA INTERNACIONAL DA PAZ?

Você já ouviu falar no Dia Internacional da paz?
Holanda Internacional Legislação por país Ramos do direito2 comentários em VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO DIA INTERNACIONAL DA PAZ?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO DIA INTERNACIONAL DA PAZ?

Algumas datas ingressaram no calendário mundial para que todos entendessem o seu significado. Você já ouviu falar no Dia Internacional da paz?
Assim, para que uma data seja marcada no calendário mundial é preciso que o motivo seja de grande relevância.
Certamente, o Dia Internacional da Paz é uma dessas datas marcantes.

Inegavelmente a paz é essencial. Ela tem uma conotação grandiosa, um significado primordial. Aliás, a definição de paz não é tarefa fácil porque possui termos genéricos.
Entretanto, para sua existência, há algo básico: o cessar-fogo, ausência de conflitos e guerras.
Além disso, é preciso conferir condições para que as pessoas estejam em paz. Um ambiente de justiça, segurança e respeito é o início.

Origem da celebração

Estipulado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1981, o Dia Internacional da Paz é celebrado dia 21 de setembro de cada ano.
A data tem o intuito de reconhecer os esforços daqueles que trabalham para o fim dos conflitos e promoção da paz. Assim, todos os anos o recomenda-se que, pelo menos por 24 horas, seja cessado fogo mundo afora.
Ademais, como marco da celebração o secretário-geral da ONU toca o sino japonês. Isso acontece na sede da ONU, em Nova Iorque. Então, as pessoas pelo mundo afora podem participar independentemente de onde estiver.

Você já ouviu falar no Dia Internacional da paz – celebração na Holanda

A Holanda tem grande tradição no âmbito do Direito Internacional, assim como na diplomacia internacional pela paz.
Ali foram celebrados inúmeros Tratados Internacionais de cessar fogo e de paz. Inclusive as grandes guerras mundiais tiveram seu fim após muita negociação em terras holandesas.

Talvez, por esse motivo, a sede da Corte Internacional de Justiça da ONU esteja situada em Haia, na Holanda. Nesse sentido, a linda instalação da Corte é o Palácio da Paz.
Logo na entrada tem um jardim que por si só remete a esse sentimento. Também há a chama da paz, devidamente cercada por pedras típicas de todos os países. Desse modo, nos faz lembrar o sentido universal do conceito de paz.

Por que uma data especial?

Claro que nos indagamos sobre a necessidade de uma data especial para celebrar algo tão essencial à humanidade.
Ainda temos muito a percorrer para alcançarmos os importantes objetivos dela. Assim, nesse período com divulgação, eventos nos lembra de praticá-la diariamente.
Entretanto, o objetivo educacional tanto para a população adulta, quanto para as crianças é relevante. Nesse ínterim, busca-se construir ensinamentos para as presentes e futuras gerações.

Celebração nas escolas pelo Mundo

Quando morávamos fora do Brasil tivemos algumas experiências incríveis relacionadas ao Dia Internacional da Paz.
Na Holanda eram muitas comemorações na escola das crianças. O ambiente internacional já proporciona grandes ensinamentos. As crianças se vestiam com trajes típicos dos seus países, desfilavam e, todos demonstravam orgulho e respeito por sua cultura.

O marcante era ver todos reunidos pelo mesmo ideal da paz e respeito. A diversidade cultural era comemorada positivamente.
Do outro lado do Oceano, no Panamá, canções como “What a wonderful world” também faziam parte do repertório de apresentações nas escolas.

Celebração em Haia

Do mesmo modo, na cidade de Haia a Prefeitura em conjunto com os organismos internacionais ali localizados, também realizava um grande evento. A população é convidada a conhecer o trabalho internacional que realizam.

Dessa maneira, é possível visitar o Tribunal Penal Internacional, a Academia de Direito Internacional de Haia, a Organização Internacional para proibição de Armas Químicas, dentre muitas outras.
Nesse momento judeus, muçulmanos, cristãos, negros, brancos, asiáticos todos se reúnem em paz.

Tema de 2020

Todos os anos a ONU escolhe um tema envolvendo o Dia Internacional da Paz. Para 2019 foi o clima.
Claro que 2020 merece uma atenção especial. Sem sombra de dúvidas é um ano diferente.
Cada um de nós possui sentimentos diferentes em relação a paz interior, a paz entre os povos bem como a paz na terra.
Nesse sentido a ONU trouxe:

Shaping Peace Together.”

https://www.un.org/en/observances/international-day-peace, acesso em 19/09/20.

Em tradução livre, modelando a paz juntos. O inimigo comum é um vírus invisível. Ele ameaça nossa saúde segurança e o modo de vida. Não distingue as vítimas, como numa guerra.
O COVID-19 trouxe turbulência e mudou a vida de todos. Como mensagem Secretário-geral da ONU António Guterres é haja solidariedade e cooperação para que possamos vencer a luta juntos. Que seja um ano de aprendizado para o mundo.

Como Haia se adpatou as mudanças de 2020

Apesar de tudo a celebração da paz não parou. Em Haia ocorrerá online.
A partir do dia 20 e, durante cinco semanas, todas as instituições internacionais farão uma apresentação on-line.
Para ver o programa completo sobre o evento on-line clique aqui. Uma grande oportunidade nesse momento de reclusão.

Você já ouviu falar no Dia Internacional da paz – Breves Conclusões

O caminho a ser percorrido pela paz é longo, mas sempre há um começo. Alguns passos já ocorreram. Atualmente, já conseguimos vivenciar mudanças positivas. Por isso celebrar é importante. Divulgar trabalhos nesse sentido e caminhar juntos.
A data 21 de setembro é um marco para a sociedade internacional e, claro, para cada um de nós.
Enfim, um breve desejo de que possamos atuar para atingir os objetivos de paz para todos.

Leia também:
COMO SERÁ A ÁFRICA DO FUTURO: INTEGRAÇÃO E UNIÃO AFRICANA;
SISTEMAS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: COMO SÃO ESTRUTURADOS;
CANAL DO PANAMÁ: HISTÓRIA DOS TRATADOS INTERNACIONAIS FIRMADOS;

Olá! Para quem ainda não me conhece, eu sou a Raquel. Sou formada em direito e, desde pequena, vivo me mudando. Primeiro, pelo trabalho do meu pai. Nasci numa cidade diferente de toda a minha família. Depois me mudei para São Paulo, onde estudei, me formei em Direito, advoguei, terminei meu mestrado e também me casei. Juntos eu eu o meu marido embarcamos numa grande aventura. Tivemos nossos três filhos e nos mudamos de cidade e país algumas vezes. Lecionando descobri que o Direito fica muito mais interessante quando é compartilhado com pessoas interessadas. Assim, criei esse novo projeto para seguir estudando, pesquisando, compartilhando ideias e leis com vocês!

2 thoughts on “VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO DIA INTERNACIONAL DA PAZ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Translate »