Preparando uma viagem internacional
Uma viagem internacional é sempre o resultado de muito planejamento e organização. Quando estamos viajando com crianças ou adolescentes a atenção deve ser maior ainda. Assim, como se preparar para uma viagem internacional com crianças?
Inicialmente, é preciso pensar na documentação. Aliás, que documentos devemos preparar para uma viagem internacional com menores?
Nesse texto, Quero mostrar alguns pontos básicos, que a princípio parecem simples, mas, podem fazer toda diferença para uma viagem tranquila.
O primeiro documento a ser providenciado é o passaporte. Ele é tão importante por que é o documento de identificação pessoal que nos representa pelo mundo, fora do país.
Para mais informações leia o texto PASSAPORTE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR.
Top list: passaporte
Dessa maneira, morando no Brasil é preciso procurar a Polícia Federal, que é o órgão competente para expedir o passaporte, pela primeira vez ou, para renová-lo. O processo deve ser iniciado na página da internet, com o pagamento da guia, e, posteriormente, o agendamento no órgão competente. O procedimento é adiantando on line e, portanto, necessária atenção para todo o procedimento.
Morando fora do Brasil quem faz as vezes, expedindo ou renovando, o passaporte é o Consulado brasileiro.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é órgão do Poder Executivo. Também é conhecido como Itamarati e tem a suas representações pelo mundo por meio dos Consulados e Embaixadas. As Embaixadas representam o Estado Brasileiro, enquanto os consulados representam as pessoas, os cidadãos brasileiros vivendo mundo afora. Algumas vezes não há um Consulado próximo da região em que se encontram brasileiros.
Nesse caso, é preciso procurar a Embaixada mais próxima que fará as vezes do mesmo.
Veja mais informações sobre o Itamaraty aqui e aqui sobre dicas sobre documentação para quem mora fora do Brasil.
Viagem internacional com crianças – autorização
Ademais, vale lembrar que para o preenchimento do formulário para obtenção de passaporte para criança ou adolescente é preciso que pai e mãe estejam presentes e assinem.
Claro que há exceções como ausência, guarda unilateral, etc, que serão levadas em consideração e farão parte do documento.
Além disso, uma dica super importante para quem pretende viajar com a criança ou adolescente, sem a presença do outro genitor, é poder fazer constar no próprio passaporte autorização de viagem com somente um dos genitores, ou, para os maiores de 12 anos viagem sozinho. Caso contrário, haverá a necessidade de um documento autônomo para que a viagem possa acontecer. Os Juizados da Infância e Juventude no Brasil também podem fazer essa documentação.
Assim, fica claro que menores de 18 anos só poderão viajar acompanhados ou com expressa autorização para viajar sozinhos, conforme cartilha exemplificativa do Brasil.
Regras sobre Crianças e Adolescentes
No Brasil, as normas referentes a criança e adolescente estão na Constituição Federal e também no Estatuto da Criança e do Adolescente. Preserva os menores de 18 anos de idade, que são pessoas em desenvolvimento, para que não aconteça nenhuma irregularidade ou crime com os mesmos.
Internacionalmente, crianças e adolescentes também são amparadas por inúmeros tratados internacionais especialmente pelo sistema da Organização das Nações Unidas.
Check list visto de viagem
Posteriormente, após passaporte em mãos, o destino da viagem internacional será importante para saber a necessidade ou não de um visto de entrada.
O visto é uma autorização do país de destino para receber estrangeiros. Existe uma lista do Ministério das Relações Exteriores do Brasil mencionando quais países exigem visto de entrada.
Vale lembrar que o visto é poder discricionário do país. Dessa maneira, não há obrigatoriedade em ser conferido.
Portanto, tenha certeza do visto antes de comprar as passagens e embarcar, sob pena de não ser admissível a entrada ou até mesmo o embarque.
Como se preparar para uma viagem internacional com crianças – considerações finais
Por fim, fique atento com questões de saúde viajando somente entre adultos ou, principalmente com crianças ou adolescentes. Existem países que exigem vacinas específicas, acompanhe página da Organização Mundial de Saúde sobre o tema.
Nesse sentido, caso necessite viajar portando remédios é preciso que sejam acompanhados com a devida receita do médico. Ademais, há países que consideram certos remédios como proibidos.
Outras dicas de viagem com crianças e adolescentes se referem à alimentação, hospedagem, transporte e clima. Todos esses fatores também podem interferir e é bom estar preparado para que a viagem seja feliz.
Espero que essas informações possam ajudar e que a viagem com crianças e adolescentes possa ser tranquila
