Lições da Pandemia
A pandemia do Covid-19 tem trazido muito aprendizado a todas ciências e à sociedade de forma genérica. Tem sido um período de tantas incertezas e medo que surgem questionamentos como o que é esperança? Como o direito a protege? Por que o direito à esperança é importante diante da crise atual?
Segundo o dicionário, esperança é o ato de esperar alguma coisa, confiança em coisa boa. Isto é, esperar que alguma coisa boa.
Dessa maneira, todos esperamos que aconteça alguma coisa boa para combater os males trazidos pelo novo coronavírus. É a crença que nos mantém firmes e confiantes no futuro, esperança.
Multidisciplinariedade para melhores resultados
Nesse sentido, a psicologia já desenvolveu inúmeros estudos relacionados a necessidade de se cultivar bom pensamentos e sentimentos para se elevar a auto-estima, melhorar o bom-humor e, quem sabe até mesmo aumentar a imunidade e resistência das pessoas.
Sabe-se que uma pessoa com bons pensamentos, que acredita no futuro ou, até mesmo que possui uma religião, atravessam as dificuldades da vida com mais facilidade.
Mas como o Direito pode ingressar nessa seara?
A atuação das diversas ciências, por meio da multidisciplinariedade e interdisciplinariedade seguramente, tem mais força em meio a uma crise. Assim, coloborar com os profissionais da saúde, também é oferecer meios adequados para que possam atuar.
Por isso, o Direito tem o seu papel também nesse círculo de atuação regulamentando e fazendo valer as regras já existentes.
Por que o direito à esperança é importante diante da crise atual – situando o tema
Cynthia Pereira de Araújo em sua tese de doutorado em que questiona se há Direito à esperança disserta sobre o sentido do termo esperança:
Numa atitude interior que, de modo incondicional, move o ser a resistir ao desespero, numa consciência de si, que não sucumbir diante da força do tempo tem limpo estão mais o que fica melhor do tempo e das circunstâncias, mas que o leva a reagir positivamente.
https://www.academia.edu/38622099/Existe_direito_%C3%A0_esperan%C3%A7a, acesso em 14/04/20
Logo em seguida conclui:
Portanto a esperança não seria uma vontade em justificada independente de algo improvável e submetido ao acaso, mas sim um propulsor de atitudes ligado a objetivos reais.“
https://www.academia.edu/38622099/Existe_direito_%C3%A0_esperan%C3%A7a, acesso em 14/04/20.
Atuação em conjunto
Atualmente, o Direito à esperança está intimamente relacionado à pandemia do covid-19. Claro que, as políticas públicas, assim como o esforço dos organismos internacionais, são fundamentais nesse momento. Mas não é suficiente.
Além da atuação internacional e nacional, de suma relevância, deve ser levada em conta a participação da população na mesma proporção.
O conjunto buscando o combate à doença poderá chegar a melhores resultados do que a atuação isolada.
Entretanto, há que se considerar que a atuação do Poder Público de direcionamento e administrando há grande responsabilidade.
Nesse sentido, os órgãos de saúde devem seguir pari passu com o Direito. Isso porque, considerando-se a gravidade do contexto, em que ainda não há uma resposta uníssona da ciência sobre o tratamento adequado, há que se assegurar o direito ao tratamento ainda em pesquisa.
Por que o direito à esperança é importante diante da crise atual?
Direito à esperança nesse caso, pode ter a vertente relacionada a se fazer valer o direito a novos tratamentos. Em muitas doenças ele pode ser utilizado, mas em especial, agora com o Covid-19 tem grande aplicabilidade. Assim, ainda que estejam em fase experimental mas que pode ser uma opção. Isso inclui tanto a área pública quanto privada de saúde.
Aliás, o direita à esperança está intimamente ligado a outro princípio maior de todo sistema jurídico mundial atual, que é dignidade da pessoa humana. As democracias vigentes pelo mundo trazem a dignidade como base do sistema jurídico vigente, como é o caso do Brasil.
Breves Conclusões
Por fim, mais uma vez é importante o diálogo. A atuação da administração pública precisa estar em sintonia com os órgãos de saúde e com a sociedade em geral.
Dessa maneira, todos profissionalmente, tendo capacidade técnica para atuar, nesses casos devem ser ouvidos em primeiro plano.
Em seguida, o direito deve vir ao lado, sustentando as necessidades sociais e, fazendo valer a dignidade da pessoa humana bem como o direito à esperança a todos os tratamentos objetivando-se à cura.
Num momento de crise são muitas lições a serem aprendidas e o caminho a ser percorrido diante do desconhecido é muito difícil, mas com persistência vai dar certo.

Leia também:
– VIAGEM E O COVID-19: QUAIS SÃO AS REGRAS?
– A CRISE ATUAL E ALGUMAS MEDIDAS EXTREMAS
– CONFLITOS E O USO DO DIÁLOGO: MEIOS ALTERNATIVOS.
One thought on “POR QUE O DIREITO À ESPERANÇA É IMPORTANTE DIANTE DA CRISE ATUAL?”
Comments are closed.