O que é importante saber antes de viajar?
Você sabe quais vacinas tomar antes de viajar?
Antes de fazer uma viagem, seja nacional ou internacional, é importante planejar e organizar bem. Com essa prevenção alguns imprevistos futuros podem ser evitados.
Por isso, vale a pena ficar atento!
Primeiramente, é importante verificar a saúde.
Internacionalmente, a Organização Mundial de Saúde que é a agência especializada da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a saúde regulamenta a questão. Ela traz as diretrizes mundiais sobre procedimentos a serem seguidos pelos países e como tratar doenças pelo mundo.
Veja também o texto – 5 dicas para que quem está de viagem ou de mudança para outro país.
Como se planejar antes de uma viagem
Para um bom planejamento de uma viagem, é necessário conhecer o sistema de saúde dentro do próprio país, bem como saber se há a possibilidade de atendimento médico durante uma viagem.
Isso porque, caso ocorra uma situação de emergência será mais fácil procurar o atendimento mais próximo.
Em se tratando de uma viagem para o exterior essa prevenção torna-se ainda mais importante.
Muitas empresas oferecem seguros de saúde internacional. Dessa maneira, caso aconteça algum acidente ou doença durante a viagem é possível acionar a empresa que apresentará o local mais próximo para atendimento.
Sim, esse é um custo extra que vale a pena incluir no orçamento.
Uma eventualidade sem prevenção pode custar muito mais caro.
Verifique essa possibilidade antes de iniciar a viagem. Nunca sabemos o que pode acontecer e prevenir é sempre o melhor caminho.
Como levar remédios numa viagem internacional
Outra preocupação é sobre medicamentos.
Se você necessita, ou faz uso contínuo de remédios, melhor levá-los com você na viagem.
Dessa forma, há segurança da não interrupção do tratamento. A venda em outros países pode ser controlada e pode depender de uma consulta médica.
Portanto, para levar remédios numa viagem é preciso portar uma receita oficial do seu médico, conforme o Ministério da Saúde do Brasil adverte. Além disso, a receita deve ter a quantidade de medicamento correspondente ao período da viagem.
Até mesmo para tomar durante o voo é necessária a receita médica, salvo para remédios vendidos livremente, como p. ex., dipirona sódica e paracetamol.
Mas não é só isso. Vale lembrar que, medicamentos que não necessitam de receita devem respeitar o limite de 100ml para transporte em bagagem de mão.
O transporte de equipamentos como oxigênio, gelo para acondicionamento de medicação deve ser informado com antecedência a empresa aérea.
Riscos de doenças pelo Mundo
Ademais, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, indica que seja verificado o risco de doenças ao local que se pretende viajar. Essa medida também pode prevenir problema posteriores.
Muitas doenças são transmitidas pela picada de insetos.
Por isso, o uso de mosquiteiros, repelentes, podem ajudar muito.
Mas, sem dúvida alguma, as vacinas são indispensáveis.
Há uma medida básica para se fazer antes de uma viagem: estar em dia com a carteira de vacinação.
Muitas vezes a região de um país, ou um país inteiro, exigem vacinas específicas para um estrangeiro ingressando em seu território.
Você sabe quais vacinas tomar antes de viajar?
O Ministério da Saúde do Brasil orienta quais vacinas tomar antes de viajar. A orientação é para que os viajantes estejam em dia com todas as suas vacinas. Ou seja, elas devem estar atualizadas conforme o calendário brasileiro.
Verifique aqui as vacinas obrigatórias no Brasil.
Mas também existe um certificado internacional de vacinação. Os aeroportos, portos e alguns posto de saúde emitem esse certificado mas alguns deles não oferecem o serviço de vacinação. Quais vacinas tomar antes de viajar
Portanto, fique atento!
A maneira de se comprovar estar em dia com as vacinas numa viagem internacional é pelo Certificado Internacional de Vacinação.
Você sabe quais vacinas são exigidas no país que você pretende ingressar?
Cada país possui uma lista de exigência de vacina, confira aqui a lista completa.
Atualmente, com o aumento dos casos de Febre Amarela, esse assunto se tornou preocupação mundial.
Inclusive o aumento de casos no Brasil fez com que a vacina ingressasse no calendário de muitos estados brasileiros.
Além disso, muitos países, que antes não exigiam a vacina, agora exigem. Esse é o caso do Panamá. Assim, mais uma vez atenção ao assunto.
Por fim, se você estiver pensando em viajar veja no Consulado do País de destino as exigências e atualize ou providencie o Certificado de Vacinação Internacional.