VOCÊ SABIA QUE A CRUZ VERMELHA EXISTE DESDE 1863?

Você sabia que a Cruz Vermelha foi criada em 1863?
Brasil no mundo Internacional Ramos do direitoLeave a Comment on VOCÊ SABIA QUE A CRUZ VERMELHA EXISTE DESDE 1863?

VOCÊ SABIA QUE A CRUZ VERMELHA EXISTE DESDE 1863?

No texto, VOCÊ SABIA QUE A CRUZ VERMELHA EXISTE DESDE 1863? conto um pouco a história dessa antiga organização internacional no mundo atual. Mas antes é preciso entender alguns conceitos do Direito Internacional.
Nesse sentido, no Direito Internacional diz-se que tem personalidade jurídica, ou seja, que podem atuar no cenário mundial, os Estados, os Organismos Internacionais e, os Indivíduos.
Por Estados entende-se o ente jurídico formado por indivíduos, num determinado território sob a autoridade de um governo. Assim, deve possuir os elementos, povo, território, governo e finalidade.
Em seguida, os Indivíduos são as pessoas humanas, protegidas pelo Direito. São aqueles possuidores de direitos e deveres. E, afinal o que são organizações não governamentais internacionais?

O que são ONGs?

Dessa maneira, foi no período pós guerra que os países começaram a se unir buscando a solução de problemas em conjunto. Por isso, muitas dessas instituições foram criadas nesse período buscando principalmente, a reconstrução e reorganização da sociedade.
Concluindo-se Organismo Internacional é um grupo de Estados unidos por um interesse comum para a solução de uma questão também comum ou, para a organização e estabelecimento de regras comuns.
Entretanto, há ações humanitárias formadas pela união de pessoal multinacinais que não tem ligação com o Estado a que pertencem. Esse é o caso da Cruz Vermelha.
Organizações Não Governamentais não têm fins lucrativos ou ligações políticas com o governo. Em geral, tem o escopo solidário como prioridade.

Você sabia que a Cruz Vermelha existe desde 1863 – introdução

Apesar da origem da Cruz Vermelha ser anterior a essa época, a sua organização também se deu nesse período. O diferencial é que a estrutura do Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma rede de apoio humanitário representada por indivíduos de diferentes nacionalidades, mas que não representam o seu Estado formalmente.
A sede está em Genebra, na Suíça. Na verdade, a Cruz Vermelha foi criada em 1863 pelo Suíço Henry Dunant. Ele havia presenciado e se comovido com os destroços da guerra na Itália.
Assim, com o intuito de minimizar esse sofrimento resolveu unir pessoas para atuar nos campos de guerra. Seu objetivo principal era prestar os primeiros socorros aos feridos no combate.
Certamente, uma árdua tarefa. No entanto, outras pessoas foram se juntando a causa que cresceu rapidamente.

Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Com o intuito benemérito, a participação de voluntários necessitava de uma organização maior. Para isso, foi preciso criar um sistema de normas que, atualmente é bem complexo.
A grande organização segue os princípios do direito internacional humanitário, ou seja, mesmo diante de uma guerra aqui se respeitar princípios fundamentais. Está em basada pelas convenções de Genebra de 1949 bem como seus respectivos protocolos.
Seus princípios fundamentais  são: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.
Atualmente 186 países fazem parte desse organismo internacional como membros, Inclusive o Brasil.

Você sabia que a Cruz Vermelha existe desde 1863 – Brasil

Aliás, a representação dessa ONG mundial é feita com uma estrutura própria em casa país. No Brasil, há uma estrutura própria com atuação mais abrangente do que as guerras, tendo em vista que o país não enfrenta afortunada mente nenhum conflito desse sentido.
Dessa maneira, a Cruz Vermelha Brasileira vem ajudando as vítimas de catástrofes e desastres naturais como secas, enchentes, terremotos e, no combate as vítimas do COVID-19.

Leia também: O QUE É O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL?

O Significado da Cruz Vermelha

O símbolo da cruz vermelha faz referência a bandeira suíça apenas com as cores invertidas. Contudo, para que a participação em países não cristãos, em especial, nos países com grande maioria de mulçumanos a Cruz Vermelha teve que fazer adaptações.
Por isso foi adotado o símbolo da lua, em seu quarto crescente, também na cor vermelha para simbolizar esse organismo nos países em que a maioria da população não é cristã.

Breves conclusão

A necessidade de reconstrução da sociedade no período pós guerras é tema recorrente. Além disso, durante o processo de guerra, de catástrofes naturais, sociais, também é preciso organizar a ajuda humanitária.
Essa tem sido a atuação da Cruz Vemelha pelo Mundo com a participação atual de mais de 80 milhões de pessoas. Certamente, não é o único no mundo, mas claro que é um trabalho louvável.

Olá! Para quem ainda não me conhece, eu sou a Raquel. Sou formada em direito e, desde pequena, vivo me mudando. Primeiro, pelo trabalho do meu pai. Nasci numa cidade diferente de toda a minha família. Depois me mudei para São Paulo, onde estudei, me formei em Direito, advoguei, terminei meu mestrado e também me casei. Juntos eu eu o meu marido embarcamos numa grande aventura. Tivemos nossos três filhos e nos mudamos de cidade e país algumas vezes. Lecionando descobri que o Direito fica muito mais interessante quando é compartilhado com pessoas interessadas. Assim, criei esse novo projeto para seguir estudando, pesquisando, compartilhando ideias e leis com vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Translate »