COMO SÃO AS TRADIÇÕES NATALINAS NA HOLANDA

Como são as tradições Natalinas na Holanda
Holanda Legislação para viajantes Legislação por país1 comentário em COMO SÃO AS TRADIÇÕES NATALINAS NA HOLANDA

COMO SÃO AS TRADIÇÕES NATALINAS NA HOLANDA

Natal é sempre esperado, desejado, cheio de significado. Claro que cada um à sua maneira, cada país com seus costumes diferentes para a celebração cristã. Assim, nesse texto, Como são as tradições Natalinas na Holanda, trago um pouco da celebração holandesa.
Nós fomos nos adaptando a cada lugar que passamos. Assim, descobrimos que, na Holanda, por exemplo, mesmo grande parte da população se declarando sem religião, o Natal é amplamente festejado.
Inegavelmente, as tradições holandesas são tão diferentes, que merecem um texto. Então vamos lá. Você já ouviu falar no Sinterklaas?

Quem é o Papai Noel Holandês

Em primeiro lugar, a grande comemoração na Holanda diz respeito ao Sinterklaas, o Papai Noel holandês. Em princípio, a origem da figura remonta a São Nicolau. Por isso, o traje e aparatos se assemelham ao santo católico.
Na véspera do dia 6, morte de São Nicolau, as famílias e amigos se reúnem. Entretanto, os preparativos começam bem antes, em novembro. Dessa forma, os meios de comunicação já informam a data que o barco a vapor chegará.
Além da peculiaridade do meio de transporte utilizado pelo bom velhinho, a origem da embarcação também inusitada, vem da Espanha.
Sobre essa parte da tradição não se fala muito. Somente que por ser um destino muito querido pelos nórdigos também fora escolhido pelo Sint, como é chamado carinhosamente.

Como são as tradições Natalinas na Holanda – A figura do Bom Velhinho

Apesar de possuir muita semelhança com o Papai Noel tradicional, como pela cor vermelha, a barba branca e o desejo de presentear as crianças há, entretanto, algumas diferenças importantes.
A primeira delas, é o corpo mais alto, esbelto e esguio. Além disso, o Sint usa uma mitra, aquele chapéu de bispo e um cajado, como São Nicolau.
Mas não é só isso.
O que mais difere o Sinterklaas do Papai Noel é o seu meio de tranporte e seus ajudantes.

Renas não, Cavalo Branco

Após desembarcar na Holanda, o Sint moonta num belo cavalo branco. Esse passa a ser o seu meio de transporte pelas ruas planas daquele país. Aliás, essa é uma grande vantagem para a lenda. Fico imaginando como seria em terras montanhosas.
O cavalo recebeu o nome de Amerigo. Reza a lenda que o Sint fica muito feliz quando as crianças deixam cenouras nos sapatinhos para o Amerigo. Na verdade, duarante os dias antecedentes a festa há retribuição para esse ato. São brindes, lembrancinhas.
Aliás, esse é o período dos pepernotten, bolachinhas deliciosas com sabor de especiarias e de chocolates em formas de letra. Tradicionalmente a inicial dos nomes faz parte dos presentes.

Ajudantes travessos

Entretanto, a figura mais caricata e, cheia de polêmica é o ajudantes do Sint. Pedro, o Negro, ou em holandês, Zwarte Piet, são negros que fazem travessuras pelas ruas.
Eles fazem acrobacias, peripécias e alegram as multidões. As crianças, por sua vez, cumprem as tarefas que os ajudantes estipulam e recebem diplomas de conclusão.
A tradição tem ainda belas canções, entoadas de cor e salteado, para alegrar ainda mais o período.

Presentes diferentes

Essa é a época para se presentear nos Países Baixos e não o dia vinte e cinco de Dezembro, como para muitos países. Interessante são os cartões. Nessa ocasião, rimas, poemas elaborados criteriosamente são essenciais.
Assim, para os mais velhos acontecem brincadeiras parecidas com os amigos secretos ou ocultos e vem acompanhada das homenagens escritas.
As escolas, famílias e amigos festejam muito.

Como são as tradições Natalinas na Holanda – Origem da Lenda

Em suma, a origem dessa celebração é do século XIX de 1850. Nesse ano, o escritor holandês Jean SChenkman publicou um livro sobre a lenda do São Nicolau.
A partir de então a data se tornou popular em todo o país. 
Indiscutivelmente, são tradições que fazem parte da vida dos holandeses. No entanto, discute-se muito sobre a figura do Swarte Piet no contexto atual. Seria instrumento de preconceito institucionalizado?
Claro que em 1850, período de escravidão pelo mundo, o retrato da sociedade repercutiu na própria história criada. Mas nos dias atuais se tornou amplamente contrária ao direito.

Discussões e solução

Certamente a figura é caracterizada de forma pejorativa. Por isso, as autoridades do país, diante da pressão social, proibíram que se pintassem os rostos de preto. Ademais, o ajudante passou a ser somente Piet.
Essa foi uma tentativa para reverter tantos anos de preconceito e, até mesmo, crime de racismo. Entretanto, aos poucos a figura parece tomar um viés mais moderno.
O preto deve fazer menção a possíveis vestígios de fuligem ao descer pela chaminé das casas. Respeito à tradição e aos possíveis danos causados durante o passado.

Como são as tradições Natalinas na Holanda – Conclusão

Como manter a tradição que já é amplamente incorporada aos costumes nacionais sem cometer um crime ou, até mesmo, constranger uma raça.
A caracaterização com roupas coloridas parece ter sido mantida. Em contrapartida isso não significa dizer que exista um preconceito velado. Quem sabe um meio termo entre a tradição e as boas relações de respeito aos Direitos Humanos possam caminhar juntas.

Leia também:
HAIA: POR QUE A CIDADE HOLANDESA É REFERÊNCIA NO DIREITO INTERNACIONAL;
O QUE É O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL?
MONARQUIAS PELO MUNDO MODERNO.

Olá! Para quem ainda não me conhece, eu sou a Raquel. Sou formada em direito e, desde pequena, vivo me mudando. Primeiro, pelo trabalho do meu pai. Nasci numa cidade diferente de toda a minha família. Depois me mudei para São Paulo, onde estudei, me formei em Direito, advoguei, terminei meu mestrado e também me casei. Juntos eu eu o meu marido embarcamos numa grande aventura. Tivemos nossos três filhos e nos mudamos de cidade e país algumas vezes. Lecionando descobri que o Direito fica muito mais interessante quando é compartilhado com pessoas interessadas. Assim, criei esse novo projeto para seguir estudando, pesquisando, compartilhando ideias e leis com vocês!

One thought on “COMO SÃO AS TRADIÇÕES NATALINAS NA HOLANDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Translate »