Por que a maioria das arminhas de brinquedos são alaranjadas? Até os anos 80 alguns brinquedos como espingardinha de chumbo, estilingue e revólveres eram comuns. O acesso aos meios eletrônicos, por sua vez, mais restritos. Aliás, a vida era bem diferente.
Aos poucos essa realidade foi mudando. Mas, certamente, independentemente da época, a infância é uma fase mágica. Claro, que os brinquedos e brincadeiras deixam marcas na memória de todos nós. Ajudam a construir nossa personalidade.
Sei que, no meu caso, muitas recordações fizeram parte do meu crescimento e influenciaram minha vida adulta. Entrentanto, a influência também pode ser negativa. Assim, já ouvi dizer que fatores de violência durante a infância podem influenciar seriamente o futuro de uma pessoa.
Leia também:
– ISRAEL E PALESTINA: DICOTOMIAS DO MUNDO MODERNO;
– VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM BITRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL;
– APÁTRIDAS PELO MUNDO: RELATOS ATUAIS;
Dilema prático
Claro que tem o lado prático para se levar em consideração. Simplesmente proibir a comercialização de armas de brinquedo não seria uma tarefa fácil. Isso por que, armas que atiram água, tinta, laser, airsoft também seguiriam a proibição. Desse modo, surgiria um dilema. Diversão, atividades lúdicas versus o crescimento potencial da violência. Talvez seja uma proibição muito além do razoável.
Em contrapartida, acredito que problematizar demais possa ser tão prejudicial quanto o não diálogo. Por isso, melhor não radicalizar. Muitas dessas brincadeiras são super divertidas e em princípio não parecer prejudicar o desenvolvimento das crianças.
Ademais, o proibicionismo pode gerar um mercado paralelo e clandestino o que seria mais danoso para todos. Mas como conciliar os dois lados?
Por que a maioria das arminhas de brinquedos são de cor alaranjada – Legislação brasileira
No contexto brasileiro, o Estatuto do Desarmamento é a lei federal que trata da questão. Ele proíbe a fabricação de imitações, simulacros de armas. A proibição visa diminuir os crimes que utilizam esse meio de ameaça. No entanto, a lei é omissa quanto aos brinquedos.
Com o intuito de resolver a questão existe um projeto de lei no Senado Federal. Ele é muito parecido com as especificações norte-americanas. A cor laranja passará a ser quesito obrigatório também. Enquanto isso, alguns estados brasileiros permitem a venda e fabricação desses brinquedos desde que venham claramente especificados e de cor chamativa.
Então, se você quiser ler o texto na íntegra clique aqui. Conheça também a página maesmundoafora.com .
