POR QUE A MAIORIA DAS ARMINHAS DE BRINQUEDOS SÃO ALARANJADAS?

Por que a maioria das arminhas de brinquedo são alaranjadas?
Estados Unidos Legislação por país Mães mundo aforaLeave a Comment on POR QUE A MAIORIA DAS ARMINHAS DE BRINQUEDOS SÃO ALARANJADAS?

POR QUE A MAIORIA DAS ARMINHAS DE BRINQUEDOS SÃO ALARANJADAS?

Por que a maioria das arminhas de brinquedos são alaranjadas? Até os anos 80 alguns brinquedos como espingardinha de chumbo, estilingue e revólveres eram comuns.  O acesso aos meios eletrônicos, por sua vez,  mais restritos.  Aliás, a vida era bem diferente.
Aos poucos essa realidade foi mudando.  Mas, certamente, independentemente da época, a infância é uma fase mágica.  Claro, que os brinquedos e brincadeiras deixam marcas na memória de todos nós.  Ajudam a construir nossa personalidade.
Sei que, no meu caso, muitas recordações fizeram parte do meu crescimento e influenciaram minha vida adulta.  Entrentanto, a influência também pode ser negativa.  Assim, já ouvi dizer que fatores de violência durante a infância podem influenciar seriamente o futuro de uma pessoa.

Leia também:
ISRAEL E PALESTINA: DICOTOMIAS DO MUNDO MODERNO;
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM BITRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL;
APÁTRIDAS PELO MUNDO: RELATOS ATUAIS;

Dilema prático

Claro que tem o lado prático para se levar em consideração.  Simplesmente proibir a comercialização de armas de brinquedo não seria uma tarefa fácil.  Isso por que, armas que atiram água, tinta, laserairsoft também seguiriam a proibição.  Desse modo, surgiria um dilema.  Diversão, atividades lúdicas versus o crescimento potencial da violência.  Talvez seja uma proibição muito além do razoável.
Em contrapartida, acredito que problematizar demais possa ser tão prejudicial quanto o não diálogo.  Por isso, melhor não radicalizar.  Muitas dessas brincadeiras são super divertidas e em princípio não parecer prejudicar o desenvolvimento das crianças.
Ademais, o proibicionismo pode gerar um mercado paralelo e clandestino o que seria mais danoso para todos.  Mas como conciliar os dois lados?

Por que a maioria das arminhas de brinquedos são de cor alaranjada – Legislação brasileira

No contexto brasileiro, o Estatuto do Desarmamento é a lei federal que trata da questão.  Ele proíbe a fabricação de imitações, simulacros de armas.  A proibição visa diminuir os crimes que utilizam esse meio de ameaça.  No entanto, a lei é omissa quanto aos brinquedos.
Com o intuito de resolver a questão existe um projeto de lei no Senado Federal.  Ele é muito parecido com as especificações norte-americanas.  A cor laranja passará a ser quesito obrigatório também.  Enquanto isso, alguns estados brasileiros permitem a venda e fabricação desses brinquedos desde que venham claramente especificados e de cor chamativa.
Então, se você quiser ler o texto na íntegra clique aqui. Conheça também a página maesmundoafora.com .

Olá! Para quem ainda não me conhece, eu sou a Raquel. Sou formada em direito e, desde pequena, vivo me mudando. Primeiro, pelo trabalho do meu pai. Nasci numa cidade diferente de toda a minha família. Depois me mudei para São Paulo, onde estudei, me formei em Direito, advoguei, terminei meu mestrado e também me casei. Juntos eu eu o meu marido embarcamos numa grande aventura. Tivemos nossos três filhos e nos mudamos de cidade e país algumas vezes. Lecionando descobri que o Direito fica muito mais interessante quando é compartilhado com pessoas interessadas. Assim, criei esse novo projeto para seguir estudando, pesquisando, compartilhando ideias e leis com vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Translate »