POR QUE CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES?

Por que celebrar o Dia Internacional das Mulheres?
Brasil no mundo Constitucional Internacional Legislação por país Ramos do direito1 comentário em POR QUE CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES?

POR QUE CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES?

Certamente, nosperguntamos por que celebrar o Dia Internacional das Mulheres em pleno século XXI? Ainda é necessário?
Eu adoro flores, mas nunca gostei de ser presenteada no dia 8 de Março. Claro, essa é a minha opinião, eu explico. Aliás, também incluo na lista chocolate, presentes, para mim esse não é objetivo maior da data.
O Dia Internacional das Mulheres é uma data especial, mas que tem um significado maior do que o simples comérico. Na verdade, eu acredito na reflexão e atuação concreta.
Durante muito tempo atos comuns da vida não eram permitidos para mulheres. Por exemplo, estudar, votar, salários e licenças maternidades, etc.
Por isso, refletir sobre os fatos históricos, entender o passado e as conquitas até o momento para agir no presente e contruir um futudo diferente é o principal.
Então vamos lá.

Origem da data

Sem sombra de dúvida, a diferença de oportunidades entre o gênero feminino e masculino é marcante na história. São inúmeros os exemplos. Desde os direitos à educação, ao voto, até a igualdade de salário, além do direito de família e muito mais.
Nesse sentido, muitos movimentos foram surgindo em diferentes países. Como é caso da Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha dentre outros. Assim, em 1908 em Nova Iorque houve uma grande marcha. Foi uma grande mobilização. Isso por que quinze mil mulheres protestaram para a diminuição da jornada de trabalho, melhores salários e direito ao voto. Posteriormente, em 1911 alguns países da Europa também apresentaram manifestações. Clara Zetkin foi uma importante figura na Inglaterra e quem quis criar uma data para que as questões pudessem ser analisadas.
No entanto, somente em 1975 nas Nações Unidas, a data passou a ser oficial.

Direito à educação

Alguns direitos civis básicos foram negados às mulheres. Um deles é o direito á educação. Desse modo, no Brasil, somente em 1827 o Direito ao ensino público passou a ser uma possibilidade para meninas.
Enquanto isso, países do Oriente Médio, como o Kwait, tardaram mais ainda. Por lá, o reconhecimento do ensino superior para mulheres se deu na década de 60.

Leia também:
ENTENDENDO A IGUALDADE DE GÊNERO;
FEMINICÍDIO: O CRIME QUE AINDA ASSOMBRA NOSSA SOCIEDADE;
O QUE É VIOLÊNCIA DOMÉSTICA;

Direito ao voto

Quanto aos direitos políticos o sufrágio é algo mais recente.  Bertha Lutz, sob influência europeia, colaborou para que em 1932 às mulheres pudessem votar no Brasil. 
Apesar da conquista brasileira, outros países como a África Central só permitiram o voto de mulheres em 1986.

Licença maternidade e paternidade

No início de 2021 a Espanha aprovou legislação sobre a igualdade de licença paternidade e maternidade para 14 semanas.  Isso significa dizer que, pai e mãe poderão cuidar juntos, ou um seguida do outro no momento do nascimento do filho.
Alguns países da Europa possuem um sistema parecedio. Para o Brasil, a questão é bem diferente. A licença maternidade, um avanço na legislação, é de cento e vinte dias, podendo chegar a cento e oitenta.
Em contrapartida, a licença paternidade no Brasil é de cinco dias chegando ao máximo em vinte. 

Por que celebrar o Dia Internacional das Mulheres – Brasil

O machismo estruturado é constante em muitos países, assimo como, no Brasil. Recentemente, algumas expressões foram retiradas do ordenamento jurídico brasileiro.
Desse modo, pátrio poder passou a ser poder familiar. Homem, passou a pessoa. São expressões que demontram o quanto nossa sociedade estava arraigada.
Outros exemplos de alteração no Brasil foi a Constituição de 1988 que equiparou os direitos. Além disso, a Lei do Divórcio, A Lei Maria da Penha e a inserção em 2015 do crime de feminicídio no Código Penal.

Pandemia e a crise atual

Diante da crise do Covid-19, muitos problemas se agravaram. A violência doméstica e crimes contra as mulheres aumentaram as estatísticas. Ademais, a vulnerabilidade da população criou uma crise maior de desemprego para as mulheres.
Sem contar, a dupla ou tripla jornadas de trabalho a que se submetem as mulheres, em especial, com as crinças fora das escolas.

Planejar o Futuro

Em consonância com toda a situação, é necessário planejar o futuro. Em sede da ONU, a agenda 2030 trouxe no objetivo de desenvolvimento sustentável número cinco, a igualdade de gênero.
Dessa maneira, são metas a serem cumpridas por todos os países signatários em relação ao tema.
Claro que as políticas públicas são fundamentais. Entretanto, a atuação de cada também é fundamental.

Por que celebrar o Dia Internacional das Mulheres – breves conclusões

Assim, algumas sugestões práticas podem fazer a diferença para muita gente. Contratar mães, buscar os serviços de uma mulher ,apoiar  pequenos empreendimentos. Além disso, encaminhar mulheres que sofrem violência para terem ajuda, pedir socorro.
A sororidade, sisterhood pode parecer pouco, mas a corrente se torna cada vez mais forte.
Por fim, na minha singela opinião pensar no passado presente futuro reflexão e atitude vale muito mais do que um presente nessa data.  A igualdade de gênero fiz respeito a direitos humanos. Como ensina Hanna Arendt “ o direito a ter direitos”.  Significa que as oportunidades devem ser para todos na medida de suas diferenças. 

Olá! Para quem ainda não me conhece, eu sou a Raquel. Sou formada em direito e, desde pequena, vivo me mudando. Primeiro, pelo trabalho do meu pai. Nasci numa cidade diferente de toda a minha família. Depois me mudei para São Paulo, onde estudei, me formei em Direito, advoguei, terminei meu mestrado e também me casei. Juntos eu eu o meu marido embarcamos numa grande aventura. Tivemos nossos três filhos e nos mudamos de cidade e país algumas vezes. Lecionando descobri que o Direito fica muito mais interessante quando é compartilhado com pessoas interessadas. Assim, criei esse novo projeto para seguir estudando, pesquisando, compartilhando ideias e leis com vocês!

One thought on “POR QUE CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Translate »