QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU?

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?
Internacional Ramos do direitoLeave a Comment on QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU?

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU?

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU? Você conhece a Agenda 2030?
Desde a sua criação as Nações Unidas deixaram claro o seu intuito. Assim, a paz, relações internacionais amistosas, desenvolvimento e diminuição das desigualdades sociais estão no seu escopo.
Então, a fim de alcançá-los criaram-se objetivos e metas. Incialmente, os objetivos do milênio foram os precursores. 
Eram oito parâmetros para se chegar com a virada do milênio. Em seguida, em setembro de 2015, os líderes mundiais se reuniram para criar um novo plano.  O encontro na ONU em Nova Iorque criou um plano com estrutura grandiosa. São metas claras e precisas para o futuro da humanidade.

Como será o futuro da humanidade

Ao mesmo tempo em que a história das relações internacionais teve um grande avanço com a criação das Nações Unidas a sua existência por si só não é suficente. Desse modo, a atuação em conjunto dos países precisa de um guia, um norte para acontecer.
Com esse intuito, surgiu uma agenda, com um plano para quinze anos, a ser seguida por todos os países. Isso significa que todos devem colaborar por meio de ações práticas que visem a melhoria das condições de vida da humanidade.  Por isso, o plano envolve as pessoas, o planeta e prosperidade. O conjunto é o mais importante.
Além disso, o caminho deve ser pela erradicação da pobreza, proteção do planeta por meio da paz e liberdade. Por fim, o desenvolvimento deve chegar sem comprometer as futuras gerações.

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODs da ONU

Para implementar a agenda 2030 foram criados dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas.
A estrutura é elaborada para que não se deixe de lado nada importante. Contudo, há muita dificuldade para se colocar em prática.
O termo em inglês é Global Goals for Sustainable Development – GSDs.
Como resultado, os objetivos de desenvolvimento sustentável são: 1 – Erradicação da pobreza; 2 – Fome zero e agricultura sustentável; 3 – Saúde e bem-estar; 4 –  Educação de qualidade; 5 – Igualdade de gênero; 6 –  Água limpa e saneamento; 7 – Energia limpa e acessível; 8 – Trabalho de decente e crescimento econômico; 9 – Inovação infraestrutura; 10 – Redução das desigualdades; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 12 – Consumo e produção responsáveis; 13 – Ação contra a mudança global do clima; 14 – Vida na água; 15 – Vida terrestre; 16 –  Paz, justiça e instituições eficazes;  17 –  Parcerias e meios de implementação 

Contexto brasileiro

Apesar do caminho ser difícil há um grande esforço de todos para que aconeça. Inicialmente, a Comissão de Estatística das Nações Unidas estabeleceu o Grupo Interagencial de Peritos sobre os Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (IAEG-SDGs).
Assim, passaram a organizar a prática de atos pelos países. No Brasil, por exemplo, a implementação dos ODs é acompanhada pelo Governo Federal. São diversos órgãos que trabalham para o alcance das metas. Dentre eles, o Conselho Nacional de Justiça, o IBGE, Ministério da Educação, etc.

Organização interna

No contexto brasileiro há muitas ações em curso tendo em vista o grande trajeto a ser percorrido. Por isso, órgãos como CNJ possui um sistema de metas. Conforme a meta número nove a Agenda 2030 deve ser integrada ao Poder Judiciário. Uma das maneiras dessa atuação é a desjudicialização dos conflitos. Portanto, com o uso de meios alternativos.
Conforme a necessidade do Poder Judiciário, em fazer sua parte no acordo e, cumprir os acordos internacionais, as diretrizes são emtidas nacionalmente.  Todo o organograma do Judiciário passa então a outra fase. 
Do mesmo modo, por meio da inclusão no currículo escolar, adequa-se à educação das crianças e adolescente, para que estejam cientes do conteúdo.
Acima de tudo trazendo conhecimento para as presentes e futuras gerações.

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Breves Conclusões

Claro que é uma lista ambiciosa e audaciosa. Em contrapartida com os objetrivos claros o trabalho fica organizado. Nesse sentido, é primordial a atuação conjunta de toda a sociedade. Por fim, para se alcançar tanto desenvolvimento e crescimento econômico o trabalho é ferramenta essencial.
Isso porque, as novas tecnologias não devem prejudicar o meio-ambiente. O acesso à alimentação, educação e liberdade de expressão também caminham lado a lado.
Mas, se realmente serão alcançados no prazo ainda não é possível dizer. Certo que, já existe algum progresso. Talvez a totalidade demore muito mais. Finalmente, o importante é seguir em frente.

Assinatura Raquel

Leia também:
O QUE É A ONU?;
A ESTRUTURA DA ONU NO CONTEXTO MUNDIAL;
APÁTRIDAS PELO MUNDO: RELATOS ATUAIS;

Olá! Para quem ainda não me conhece, eu sou a Raquel. Sou formada em direito e, desde pequena, vivo me mudando. Primeiro, pelo trabalho do meu pai. Nasci numa cidade diferente de toda a minha família. Depois me mudei para São Paulo, onde estudei, me formei em Direito, advoguei, terminei meu mestrado e também me casei. Juntos eu eu o meu marido embarcamos numa grande aventura. Tivemos nossos três filhos e nos mudamos de cidade e país algumas vezes. Lecionando descobri que o Direito fica muito mais interessante quando é compartilhado com pessoas interessadas. Assim, criei esse novo projeto para seguir estudando, pesquisando, compartilhando ideias e leis com vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Translate »